19 de out. de 2005

Comunicação é tudo! Mesmo?

Eu tenho prestado muita atenção na forma como as pessoas falam… Não que antes eu não o fizesse, mas agora parece que me dói mais. Pode ser devido ao fato de eu mesma estar envolvida em aulas de idiomas, não sei... Mas ando ouvindo cada disparate que acabo ficando triste. A linguagem, certamente, é um meio de comunicação, mas, por que o importante é apenas dar a mensagem? A forma não é mais necessária? Hoje em dia se dá muito valor ao design das coisas... E o da linguagem (seja ela escrita ou falada)? Para ela nada?? Por que ela não merece atenção e cuidado ao ser usada? Isso às vezes me desilude um pouco, me deixa triste... O empobrecimento que sinto não é financeiro (não que esse não exista), ele vem daí, há muito tempo, junto com a falta de educação decente para a população.
Falamos como se o tempo fosse escasso para formarmos frases bem feitas, prestar atenção na concordância (seja nominal ou verbal), custa tempo... Pra que usamos esse tempo livre? É como correr para passar num sinal amarelo e parar no próximo, porque não vai mesmo dar tempo... Afinal, para que tanta pressa?
Alguém pode me responder?
Gostaria que as pessoas tivessem essa opção, não por falta de conhecimento, mas consciente! Falar errado, afinal, podemos todos, e certo? Quem pode?

Nenhum comentário: