18 de jan. de 2004


Fonte da imagem

J� faz tempo que li o novo livro de Chico, e adorei o in�cio, j� que ele fala sobre uma coisa que todos que j� tiveram a experi�ncia de sair do pa�s de origem acabam tendo, pelo menos na fase inicial de aprendizagem do outro idioma. E quanto mais complexa a l�ngua a ser aprendida, mais besteira a gente tende a falar... Quantos besteiras eu n�o falei enquanto estava na Alemanha? E sempre destestei quem ria de mim e n�o me explicava o que estava errado, ou o que eu tinha, de fato dito...
Uma vez fui falar sobre uma cidade, onde existe um parque (tipo zool�gico) apenas de p�ssaros, muito bonito e bastante conhecido, pois bem, o nome desta coisa em Alem�o � "Vogelpark", e eu, ainda sem muito ouvido pra coisa dizia "V�gelpark", acontece que "V�gel" � aquilo que as pessoas fazem na cama, ou no motel (pra ningu�m pensar que � dormir....). Todos achavam o m�ximo quando eu falava isso (um parque s� pra isso, num pa�s onde n�o existe nem motel), se matavam de rir e n�o me explicavam, diziam ter vergonha de dizer....
Por esta e outras experi�ncias mais, adorei a primeira p�gina do livro, vou trancrever um pedacinho aqui...

"Devia ser proibido debochar de quem se aventura em l�ngua estrangeira. Certa manh�, ao deixar o metr� por engano numa esta��o azul igual � dela, com um nome semelhante � esta��o da casa dela, telefonei da rua e disse: a� estou chegando quase. Desconfiei na mesma hora que tinha falado besteira, porque a professora me pediu pra repetir a senten�a. A� estou chegando quase... havia provavelmente algum problema com a palavra quase. S� que, em vez de apontar o erro, ela me fez repeti-lo, repeti-lo, repeti-lo, depois caiu numa gargalhada que me levou a bater o fone. Ao me ver � sua porta teve novo acesso, e quanto mais prendia o riso na boca, mais se sacudia de rir com o corpo inteiro. Disse enfim ter entendido que eu chegaria pouco a pouco, primeiro o nariz, depois uma orelha, depois um joelho, e a piada nem tinha essa gra�a toda."
(Budapeste, Chico Buarque)

Mas quase nenhuma destas piadas tem gra�a!


Nenhum comentário: