8 de mai. de 2003




Eu sempre gostei muito de ler livros para crian�as (� claro que estes n�o s�o os �nicos livros que leio), assim como gosto de ler tradu��es para o Alem�o de livros de autores brasileiros que eu j� tenha lido em Portugu�s. J� h� algum tempo eu tinha vontade de ler a est�ria do Peter Pan, que nunca tinha lido no original, s� naqueles livrinhos adaptados pelos est�dios Walt Disney, ou seja, vers�o light.
No meu anivers�rio do ano passado eu ganhei o livro do Peter Pan original, e tenho que dizer que, se eu tivesse filhos tamb�m ia dar s� a vers�o light pra eles lerem.... As crian�as no livro s�o mortas pelos piratas e matam tamb�m, descrevem as cenas sangrentas... Achei meio forte demais. � claro que nas vers�es light um dia as crian�as se perguntam se no meio daquelas lutas todas nao morre ningu�m, mas enquanto elas n�o o fazem, n�o sei se � necess�rio induz�-las a pensar nisto.
� interessante porque eu mesma me lembro muito de como as coisas que eu lia me influenciavam, mexiam comigo. Lembro-me de quando li "A pequena vendedora de f�sforos" de Hans Christian Andersen (pra quem n�o conhece h� uma vers�o aqui, mesmo n�o sendo a mesma que a que eu tinha d� para ter uma id�ia do drama )... Este conto me impressionou tanto... como eu chorava enquanto lia...
N�o sei bem porque me lembrei disto hoje...

Nenhum comentário: