18 de jun. de 2003

O verbo "suar"

Muita gente diz que "soa" quando o calor � intenso. "Soa" � do verbo "soar", que significa "emitir ou produzir som, ecoar, retumbar". Sinos soam, campainhas soam, notas musicais soam ("Soou uma nota soturna do concerto interrompido", escreveu Jorge de Lima). Quando faz calor, as pessoas "suam", do verbo suar. No presente, "eu suo, ele/a sua, n�s suamos, eles suam". No pret�rito, "eu suei, ele/a suou, n�s suamos, eles sua-ram".

Claro que tirei do Pasquale, n�? Mas este � um erro que sempre d�i nos meus ouvidos, acho que porque eu sempre ouvi minha mae (que era professora, como quase todos na minha fam�lia) dizer a mesma coisa quando ouvia algu�m falando errado: "quem soa � sino!"

Coisas da inf�ncia que ficam marcadas para sempre mesmo...

Nenhum comentário: